Para marcar o “Outubro Rosa”, a Redimama está com várias ações com foco na prevenção do câncer de mama – peças gráficas, botons, filmes nas TVs da clínica, na decoração e também nas nossas redes sociais. Em 2022 o tema da campanha é “Tá na hora de se cuidar, menina”, que busca chamar a atenção das mulheres para priorizarem a própria saúde, mesmo em meio à correria.
Segundo o mastologista Henrique Lima Couto, somente agora o volume de exames começou a normalizar após a pandemia. “Infelizmente muitas mulheres deixaram de fazer os exames, isso é muito grave pois a mamografia e a visita frequente ao médico realmente fazem toda a diferença”, avalia.
Celebrada todo ano, a campanha Outubro Rosa busca a conscientização da sociedade em geral para os cuidados com a prevenção do câncer de mama. E, para isso, a mamografia ainda é o método mais eficaz para o diagnóstico precoce da doença, podendo ser associado a outros exames de imagem, como, por exemplo, a ultrassonografia das mamas. A recomendação, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, é que toda mulher deve realizar a mamografia a partir dos 40 anos, anualmente. Mas, nos casos de histórico familiar, o acompanhamento com o médico de sua confiança deve começar antes mesmo dessa idade.